30 coisas que aprendi em 30 dias de NaNoWriMo

/
1 Comments


Jogo rápido. Com o NaNoWriMo a vista, decidi postar essa listinha escrita durante o evento do ano passado. Mas o que é o NaNo? Um desafio. 50 mil palavras em 30 dias, durante o mês de novembro. Para mais informações, deem uma olhada no site oficial [clicando aqui].

A experiência foi ótima pra mim e, para minha surpresa, não só conclui como o livro será publicado no próximo mês! Isso é maravilhoso em muitos níveis. Então, aproveitando que o desafio está para começar de novo, decidi postar minha listinha de lições, escrita com base na experiência maravilhosa que tive :)

De antemão falo que esse artigo é completamente da minha experiência pessoal com o NanoWriMo e que ninguém precisa concordar ou seguir a risca o que irei dizer.

01 - Não adianta começar uma história se você não sabe por onde seguir.

Não estou falando que você tem que ter toda a história esboçada, nos mínimos detalhes, falo do geral. Aqueles rabiscos que todos fazemos antes de começar. Quem são os personagens principais? Qual o tema central? O que você quer contar?

Aquelas primeiras perguntinhas básicas que você sabe que vai ter que responder.

02 - Personagens criam vida, não há NADA que se possa fazer a respeito.

Os meus que o digam. Chega uma hora que você simplesmente desiste de controlá-los.

03 - Às vezes o melhor remédio para o bloqueio é escrever uma cena inesperada.

Esqueça o plot, esqueça o que você tem que fazer, pense em algo aleatório a princípio. Um casal que você quer ver junto, aquele personagem secundário que você quer desenvolver melhor... Qualquer coisa vale, só não vale ficar parado.

04 - Certos dias você irá escrever muito.
05 - Em outros dias você não irá escrever nada.

06 - O ócio também serve para produzir, use-o bem.

07 - Bancar o perfeccionista com prazos não dá certo.

Afinal, o que é bem feito requer tempo e isto você só terá na revisão.

08 - Universos não são formados em dois dias.

Essa é especial para os escritores de fantasia. Eu escrevi uma história de fantasia, com universo próprio, e não tenho vergonha nenhuma em dizer que, até passar pelo processo de revisão, tudo está muito confuso e mal pontuado. Criar um universo requer tempo e tempo é um luxo participando de um desafio desses. Então, volte a lição número 6.

09 - Algumas vezes as melhores ideias vêm em momentos inesperados.

Acho que essa todo mundo já ouviu falar. Quem nunca teve uma ideia fantástica dentro do busão, debaixo chuveiro, no meio da prova e por aí vai. Ideias não tem um fluxo contínuo ou um horário para vir. Elas apenas vêm.

10 - Às vezes a vida te dá uma rasteira.

Então, sabe aquele dia que você ia bater a meta tranquilo e dar uma adiantada? Pois é, nesse dia teve visita de parente, congestionamento, faltou energia na cidade, morreu um primo da tia da mãe do seu melhor amigo e agora você não tem mais tempo.

11 - Mas não tem problema, ela também te dá um descanso.

12 - Mesmo que nem sempre dê pra conciliar tudo.

Eu curso Engenharia Civil, estagio de 8h às 12h, tenho aula de 13h às 17h, só chego em casa às 19h30/20h, mas ainda tenho que estudar, né? Nas sextas é pior. Novembro foi meu mês de provas, trabalhos. Foi aquele momento que ou você dorme, ou escreve, ou estuda, ou vive. Escolha dois, não se pode ter tudo.

13 - Café pode ser seu melhor amigo.

Pois é, escolhi não dormir e vida nem sei o que é. É de comer? (Brincadeiras a parte, sono é necessário)

14 - Atividades aleatórias despertam inspiração.

Comecei essa lista para lidar com o bloqueio. Funcionou tanto que até me esqueci de completá-la, de tão empolgada que fiquei com a história.

15 - Escreva! Depois você ajeita.

16 - Nem sempre o primeiro roteiro é o melhor.

Mudei o cerne da história e não me arrependo!

17 - Saiba escolher o que vai e o que fica.

18 - As melhores ideias podem vir no meio da história.

19 - Anotações também são importantes.

20 - Personagens surgem, vivem e morrem, não adianta fugir disso.

21 - Pare de procrastinar!

(Mereço ler essa dica até ficar tatuada dentro da minha cabeça...)

22 - Bloqueio é outro nome para preguiça.

23 - Ou talvez não seja, mas é possível escrever com ele.

24 - Senta a bunda na cadeira, sai do Facebook e VAI ESCREVER!

25 - FocusWritter é um ótimo amigo para quem, assim como eu, se dispersa facilmente.

26 - Salve seu trabalho em mais de um lugar.

Vá por mim, você não quer perder todo o progresso que teve.

27 - Vamos deixar a meta aberta e quando alcançarmos a meta, vamos dobrá-la!

Especialmente quando você está inspirado e mil palavras viram cinco mil e você nem percebeu quando passou a escrever tanto.

28 - Respira fundo, o mundo não vai acabar porque hoje você não cumpriu o planejamento.

Nem porque você não conseguiu completar o desafio dessa vez. O importante é tentar e querer sempre mais.

29 - Música é uma ótima amiga, mas o silêncio também ajuda.


30 - Você pode, você consegue!

Quem mais quer participar comigo esse ano? ;)

Observação: FocusWriter é um programa gratuito voltado para escrita.
Quem quiser me adicionar lá no Nano, só clicar ~ aqui ~


Publicações Relacionadas

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.