[Artigo] 5 maiores e equivocados esteriótipos celtas

/
4 Comments


Nem sempre autores de fantasia criam seus próprios mundos. Muitos gostam de usar povos e épocas históricas. Vikings e Celtas são os favoritos. Vamos falar um pouco sobre os estereótipos mais equivocados em relação aos celtas:

1    1   São povos que viveram na idade média.


Não amiguinhos. A expansão máxima dos Celtas se dá no século III a.C. Quando falamos em Celtas estamos falando de antiguidade, não de idade média (período entre os século V e XV d.c.). Sua origem é incerta, mas foram os primeiros povos a manipular ferro nessas áreas. Nos primeiros séculos da idade média alguns reinos e aldeias mantinham traços celtas em suas culturas, mas era algo já visto como antigo.

2    2    São povos que viveram nas ilhas britânicas.


Os celtas viveram em boa parte da Europa ocidental. Na península ibérica houve grande presença desses povos. No norte de Portugal e Espanha ainda há traços celtas na música e crenças. Você que é descendente de português pode ser descendente celta e nem sabe. Então eles viveram também nas ilhas britânicas, mas de forma alguma só nelas. Até hoje algumas regiões falam línguas celtas (marcado de verde escuro no mapa).

3    3     Celtas eram necessariamente ruivos.

Pelos celtas serem muito associados a Escoceses e Irlandeses o tipo físico da região ficou associado a eles. Celtas podiam ser ruivos, mas não era a maioria deles. A única característica física certa era a pele bastante clara e estatura maior que romanos e gregos. Muitos celtas tinham cabelos pretos e olhos claros. Essas características vão depender da região e da época retratada.

4    4      Era uma sociedade matriarcal.



 Muito se romantiza os celtas e esse é um erro muito comum. Grande parte das aldeias eram lideradas por homens assim como as famílias. Mas era possível mulheres ficarem no comando e lutarem. Algo impensável entre romanos.

5    5     Uma única religião celta.

Estamos falando de vários povos que receberam o nome genérico de ‘celtas’. Não há uma mitologia organizada como a dos romanos, gregos ou vikings. Cada povo em cada época possuía diferentes deuses.  Do pouco que se sabe, em muitas aldeias a natureza era a expressão máxima da Deusa-Mãe. A divindade máxima era feminina, a Deusa-Mãe, cuja manifestação era a própria natureza e por isso a sociedade celta, embora não fosse matriarcal, mesmo assim a mulher era soberana no domínio das forças da natureza. A religião celta era politeísta com características animistas, sendo os ritos quase sempre realizados ao ar livre. Suspeita-se que algumas das suas cerimônias envolviam sacrifícios humanos.
Com a crescente secularização da sociedade europeia, surgiram movimentos neopagãos, que buscam a adaptação aos novos tempos das crenças do paganismo antigo, sendo alguns dos principais representantes a wicca e os neodruidas, que, embora contenham alguns elementos celtas, não são célticos, nem representam a cultura do povo celta.
A wicca tem sua origem na obra de ocultistas do século XX, como Gerald Brousseau Gardner e Aleister Crowley. Já o neodruidismo não tem uma fonte única, sendo uma tentativa de reconstruir o druidismo da Antiguidade, tendo a sua estruturação sido iniciada em sociedades secretas da Grã-Bretanha a partir do século XVIII.

Também é interessante saber de movimentos atuais como “As seis nações celtas”, que vou deixar o link aqui para não me prolongar demais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%B5es_celtas

Com certeza voltaremos em breve ao assunto que tanto fascina e tanto causa confusões.

                                                                                                                                                                           


Publicações Relacionadas

4 comentários:

  1. Só uma correçao que aprendi em um livro de bernard cornwell. Nao é certo se referir a vickings como um povo, porque diversos povos tinham seus vickings, o que faziam deles vickings era navegar pelo mar para conquistar/saquear/roubar. Do mesmo jeito que pirata nao é um povo, logo o vicking nao pode ser. Portanto falar de mitologia vicking nao faz sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é inteligente o suficiente para saber isso, também é inteligente para perceber a intenção dela ao referir-se à coisa como 'mitologia viking'. Menos mimimi, por favor.

      Excluir
    2. Calma, ela só quis dar um complemento .-.

      Excluir
  2. Obrigada Etnecyv kkkkkkkk " Viking é um termo habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até ao século XI. "

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.