Criação de Personagens

/
1 Comments



Uma das coisas que mais me incomodam num livro ou fanfic é a falta de personagens cativantes. A premissa pode ser ótima, a escrita perfeita, mas se o leitor não se importar com os personagens, não se importar com seus destinos, nada feito. 
Então resolvi dá algumas dicas rápidas  sobre criação e desenvolvimento de personagens. Estão todos interligados, mas tentarei mostrar através de tópicos. 

1- Dê um passado a ele:  
Mesmo que você não vá citá-lo na história. Construa um passado para ele. Nem que seja em formas de tópicos. Como foi sua infância? Como foi sua adolescência? Como ele vivia até começar os acontecimentos da história? São pontos cruciais para definir a personalidade. 

2- Dê uma personalidade a mais que "a melhor amiga", "o calado misterioso", "a loira patricinha esnobe": 
Não há problema de utilizar clichês, mas que tal brincar um pouco com eles? Inverta papeis. Dê problemas pessoais para cada personagem. Questões raciais, uma deficiência física ou psicológica, pode dá identidade ao personagem mesmo que não seja o foco da história.

3- Dê importância aos secundários: 
Mesmo os menores precisam de suas questões e desafios próprios. Não deixe tudo nas mãos dos protagonistas. Faça personagens secundários importantes para trama. Algo que só ele pode resolver e não o protagonista. Quantas histórias existem onde os personagens mais amados não são os principais?  
A J.K Rowling faz isso brilhantemente. Harry Potter não é o mais esperto. Quantas vezes a Hermione é quem resolve o problema? Quantos personagens secundários maravilhosos com seus passados e suas questões como Snape ou Sirius Black. 

4- Cuidados com as Mary Sue e/ou Gary Sue: 
Vale um artigo sobre eles, mas vamos resumir no momento. São aqueles protagonistas perfeitos. Escolhidos por alguma força sobrenatural, que resolvem tudo sozinhos. São amados por todos. Logo aprendem qualquer atividade, se destacam nelas, são os 'diferentes'. É difícil fugir disso mas, nada como defeitos e incapacidade de realizar alguma tarefa que não resolvam. 
Voltar a usar o exemplo de Harry Potter, por ser bem conhecido. O Harry e 'o escolhido', faz a típica jornada do herói. Mas ele tem defeitos. Ele não é o mais bonito da escola, não é o mais inteligente, não é o mais responsável, ele precisou dos seus amigos em muitos momentos. Ele é humano. 

5- Defeitos e mais defeitos! 
Seguindo o tópico anterior. Seres humanos precisam de defeitos. Mesmo que seja uma fantasia, humanize seus personagens. Medo, inveja, arrogância, grosseria, não precisam ser características apenas de vilões.  

6- Nem todos mundo é hetero. Por que nas histórias de fantasia tem que ser também? 
Impressionante como só utilizam personagens não heteros em romances yaoi ou yuri. Que tal colocar personagens bissexuais, homossexais, transsexuais ou assexuais, por exemplo, numa história que o romance não seja o foco? E de forma alguma isso é sexualizar sua história. Um personagem pode ter uma dessas características sem precisar ter romance ou cena de sexo. Vai ser apenas um ponto interessante para se trabalhar e fazê-lo mais humano e real. 

7- Ninguém é 100% luz ou trevas. 
Vilões sem motivação. Como são chatos. "Hahaha eu sou mau e quero destruir o mundo!". Dê a eles passado. Não quer dizer ficar tentando justificar sua 'maldade', mas mostrar problemas que eles enfrentaram pode ser interessante. Quem sabe um ato de bondade inesperado? Aquele vilão salvar uma criança, pode fazer o leitor questionar seus atos.  

8- Se todo mundo ama o protagonista e todo mundo odeia o vilão. Talvez haja um problema. 
Nem Jesus agrada a todos, nem Hitler desagrada a todos. Penso que deve ser assim também com personagens. Adoro quando meus leitores possuem opiniões diferentes sobre os mesmos personagens. É um indício que o fiz humano. O seu protagonista não precisa ser o preferido de todos. Nem todo mundo precisa torcer pela morte do vilão. 

São apenas algumas dicas rápidas. Cada tópico pode ser estendido e quem sabe faremos isso no futuro. Espero que tenham gostado. Até a pŕoxima! 


Publicações Relacionadas

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.